30 de junho de 2013

Here Comes a New Card #5: Grisalle Gaol


Eae pessoal blzinha? Dessa vez falar da carta que mais me chamou a atenção nessa onda de cartas reveladas que sairam semana passada. Esta que vai sair no pack Shadow Specters dia 20 de Julho no OCG. Fairchild, um menino muito esperto, pegou de primeira. Mistake só num me chamou a atenção porque ja tem umas 2 cartas com efeito parecido. Então, comecemos esta review



Grisaille Gaol
Normal Trap Card

Se você controla um monstro invocado por Tributo, Ritual e/ou Fusão: Nenhum jogador pode fazer Xyz ou Synchro Summon, tambem os efeitos de todos os Xyz e Synchros, nesse instante, em campo são negados e eles não podem atacar. (Esses efeitos são aplicados até o fim de turno do próximo turno do seu oponente.)

 
 
Antes de começarmos novamente, uma trivia que eu vi na Yugioh Wikia que é bem interessante por sinal. A principio eu tinha pensado que o nome da Grisaille Gaol seria referencia a alguma pintura, mas não. Grisaille é uma técnica de pintura em preto (Xyz) e branco (Synchro) com uma tonalidade mais acinzentada. 
 
É possivel ver na própria arte da carta um exemplo. E Gaol é uma palavra antiga para se referir a prisão, (Gaol tem a pronuncia igual a palavra Jail, que é prisão em inglês) relacionando diretamente com o efeito da carta, que "aprisiona" Synchros e Xyzs.
  
Tem mais trívia, os monstros retratados na pintura são Brotherhood of the Fire Fist - Horse Prince e Brotherhood of the Fire Fist - Lion Emperor, um Synchro e um Xyz, que são os astros do deck Fire Fist 3axis.




Enfim, vamos começar a review. Essa carta é tão impressionante que a pintura da arte deve ser feita ao estilo empregado nas artes do Impressionismo. Piadas a parte, essa carta é incrivelmente boa, onde o meta roda essencialmente de Synchros e Xyzs (exceto Prophecy e Mermail) essa carta pode fazer seu oponente travar o turno dele. Usar essa carta contra Fire Fist 3axis como a própria carta ja "cita", deixar seu oponente com 2 monstros de nível 3 e baixo ATK em campo sem ele poder fazer mais nada, por causa do baixo ATK nem precisa se preocupar tanto com Fire Formation pois o ATK deles mal passaria a casa dos 2000. Usar essa carta tambem contra Dragon Ruler, impedir que o Number Big Eye ladrão roube o monstro do seu contra ataque, ou que o Dracossack destrua uma preciosa carta para você. São inumeros decks que iriam sofrer com ela, sendo que hoje em dia Xyz é o fator que faz os decks terem 15 cartas no extra.
 
Assim como varios decks iriam sofrer, os decks mais Old School iriam rir atoa usando ela de Side ou até no Main (o chamado Meta Call, usar cartas que "deveriam" ser de side no Main Deck ja preparado pra decks mais competitivos). Alguns decks que iriam curtir a Gaol: Monarch, HERO, Gishki, Gem-KnightSteelswarm e Gladiator Beast. Fora eles sobram os decks com ideias mais distintas de Archtypo, Demise por exemplo, mas dentro de um Archtypo fica mais facil, óbviamente. 
 
A Gaol é Trap, denovo o problema de demorar para ativar e ser destruida por Mystical Space Typhoon ou negada por Royal Decree, MAS! Meta hoje em dia mal usa essas cartas, Dragon Ruler: não usa, Fire Fist: pode usar (fica de olho no 3axis com a spell que tem efeito semelhante à Night Beam), Evilswarm: pode usar, Blue-Eyes: se for hibrido, não usa. Lógico, exceções ocorrem e tem o pessoal que se sente mais seguro, mas se você tiver rodando Gaol o problema é todo seu e se virar é uma virtude.
 
A condição de ativação dela não é nem um pouco ruim, no deck certo ela roda que é uma beleza. E alias o efeito dela compensaria qualquer condição, contanto que esta não fosse ridicula tipo o Armityle the Chaos Phantom né?
 
 
Novamente as jogadas com a carta vão passar pra um lado mais "VS Meta", até porque jogadas com ela só usando cartas extremamente desconhecidas e as jogadas seriam lentas, mas se te satisfazer, A Cat of Ill Omen é uma ideia.
  • VS Dragon Ruler: A ideia central é negar os Xyzs, deixar os monstros em campo pode trazer bons pontos em danos para você. Após ele chamar o Xyz dele, ative a Gaol. Ele não vai poder atacar ou ativar efeito, próximo turno você se vira nos trinta e tira ele de campo. Lembre que os Xyz tem menos ATK que os próprios Dragon Rulers, mas o efeito deles é que são barra pesada.
  • VS Fire Fist: Para esses aqui usar antes do Xyz quando se trata de 3axis é o melhor a se fazer, deixa ele com 2 monstros de baixo ATK em campo sendo alvo facil para ataques. Já contra 4axis, usar depois do Xyz é a ideia, mas sempre vai ter um Brotherhood of the Fire Fist - Gorila para encher o saco, então, a Gaol foi selecionada, o jeito é ativa-la.
  • VS Blue-Eyes: De fato eles usam o Azure-Eyes Silver Dragon no Extra Deck, quando eles forem usar o efeito dele é a hora de ativar a Gaol. Ativar antes não rola porque o Blue-Eyes tem mais ATK e se ele deixar a Maiden em campo ferra pra você duplamente. É como diz o ditado: melhor 1 Azure sem efeito do que 2 Blue te ferrando. Não, pera...
  • VS Evilswarm: Só deixe os monstros não-Xyz deles em campo se é certeza de que dá pra matar todos no próximo turno. Se não, negue o efeito do Xyz e cai matando próximo turno. Pra HERO nem é problema em questão de ATK, Elemental HERO Shining passa por tudo.
  • VS Quickdraw Turbo, Synchro Plants, Quasar... : Esse é mais cara de pau em comentar, todo mundo sabe que deixar o cara cheio de bicho em campo de baixo ATK é melhor do que um bando de Synchro com ATK alto sem efeito. Na primeira oportunidade que ele tiver de chamar Synchro é a hora de ativar a Gaol, o pessoal chama os materiais pouco a pouco até porque o T.G. Hyper Librarian que faz com que o cara pegue mais monstros. negar o efeito dele enquanto ele tem mais materiais para Synchro é uma outra ideia, assim ele perde muito mais monstros que o comum.
  • VS Decks Focados em Xyz: Tirar 1 monstro de campo é melhor do que ter que tirar varios, negue os efeitos do Xyz e estará tranquilo. Algumas exceções é quando matar os materiais for mais vantajoso, por exemplo, para retirar mais dano, ou ganhar o jogo.


Hora dos defeitos da Gaol, por ela não ter nenhum vou comentar os defeitos da pintura da arte dela, zoa.
): - Dependendo do Deck, Dead Draw easy. Para isso, se você tiver fazendo Meta Call, 1 de Main e 1 de Side ajuda.
D: - Novamente, o problema de ser Trap, mesmas cartas que podem ferrar tudo, Mystical Space Typhoon, Royal Decree, Trap Stun, Dark Bribe e United Front se pá. Quando a Konami vai fazer umas cartas desse nivel sendo Quick Spell? ¬¬
T^T - Pior que perder ela antes de poder ativar é perder a condição dela, por exemplo, você tem ela na mão, ataca com o seu bicho e perde ele nesse mesmo turno. E agora? E essa Gaol na mão? Ferrou... O jeito é esperar uma próxima oportunidade e deixar ela setada la de boas.

Agora hora de Decklist, optei por pegar HERO, porque é nesse Deck que se tem o essencial para a Grisaille Gaol e que eu vou comentar nos comentários sobre o deck:


HERO Beat feat. Grisaille Gaol
Monstros:

1x Elemental HERO Stratos
3x Elemental HERO Bubbleman
3x Elemental HERO Neos Alius
2x Photon Thrasher

Magicas:

3x Mystical Space Typhoon
3x Gemini Spark
2x E - Emergency Call
2x Pot of Duality
2x Super Polymerization
3x Miracle Fusion
2x Pot of Duality
1x A Hero Lives
1x Monster Reborn
1x Dark Hole
1x Mind Control
1x Heavy Storm
1x Book of Moon
1x Reinforcement of the Army

Armadilhas:

2x Hero Blast
2x Torrential Tribute
1x Solemn Judgement
2x Starlight Road
1x Grisaille Gaol
1x Mirror Force

Extra Deck:

1x Stardust Dragon
2x Elemental HERO The Shining
1x Elemental HERO Absolute Zero
1x Elemental HERO Gaia
1x Elemental HERO Escuridão
1x Elemental HERO Nova Master
1x Elemental HERO Great Tornado
7x A sua escolha

Side Deck:
1x Grisaille Gaol
14x A sua escolha


Decklist bem basica de HERO Beat com Meta Call usando a Gaol, mas pra não ferrar muito a consistencia, uma de Main e uma de Side. Não é mistério isso, mas faz parte do meu trabalho como postador explicar o deck, só para se ter uma noção de como é simples ter fusão em campo ou de ter a Gaol pronta.

HERO Beat roda da seguinte forma, uma search muito bem conduzida por Elemental HERO Stratos ou E - Emergency Call, pronto para buscar um Elemental HERO do deck. Se a sua mão não possui outros monstros, buscar Bubbleman é uma ideia para chamar otimos Xyzs, se não, buscar um Alius para a mão que pode combar tanto com Gemini Spark, como Hero Blast ou até um Photon Thrasher para chamar um Starliege Paladynamo que pode ser incrivelmente util. Fora isso tem Starlight Road para proteger suas cartas setadas caso você use o Bubbleman, e uma delas pode ser a Gaol. Gemini Spark e as cartas que buscam monstros reduzem o numero de cartas no deck, pegar a Gaol ou as cartas para uma fusão ficam mais fáceis.
 
Mas mesmo com Xyz a Gaol não atrapalha, você tem Starlight Road, você pode guardar a Gaol com você e mesmo se perder ela, HERO consegue se virar muito bem contra uma grande parte dos decks. Se for um match e a Gaol se tornar realmente necessária, tem mais uma de side para você consegui-la mais rápido.


Encerrando mais um post aqui, espero que tenham gostado e que tenha servido para vocês em algum aspecto. Próximo post, se a Konami permitir, vai ser do Blue Flame Swordsman, isso se revelarem o efeito dele no dia (?) que eu resolver fazer post, caso não seja ja vou deixar a outra carta que eu vou falar aqui com vocês: Photon Alexandra Queen. Vou ver se eu passo a colocar trívias em todos os próximos post, por serem cartas novas ainda tem poucas, mas só vou pegar as mais interessantes mesmo sem atrasar muito o prato principal.
 
Falous então, até algum dia com um novo post.

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: