27 de junho de 2013

Here Comes a New Card #4: Felgrand the Divine Dragon Knight


Eae pessoal, blzinha? Mais um post de review de carta, dessa vez um monstro que me chamou a atenção nas cartas reveladas para o Shadow Specters. Um Xyz de Rank 8 que tem um bom potencial e aqui está ele:


Felgrand the Divine Dragon Knight
Rank 8 / LIGHT
ATK: 2800 / DEF: 1800
Warrior / Xyz / Effect

 2 Monstros Nível 8.
Uma vez por turno, durante o turno de qualquer jogador: você pode retirar 1 Material Xyz desta carta, então selecione 1 monstro virado pra cima no campo; neste turno, o monstro selecionado tem seus efeitos negados, tambem não é afetado por efeitos de outras cartas.



Antes de começarmos, vou dar uma pequena trívia da carta. O dragão atrás do cavaleiro é o Felgrand Dragon (coincidencia o nome né?). Se você comparar a arte dele com a armadura do cavaleiro vai perceber a semelhança. É possível chama-lo usando o próprio Felgrand Dragon, tem quem goste desse tipo de coisa. O efeito deles não tem absolutamente nada em comum, triste T^T

Esse Monstro não pode ser Special Summoned exceto do cemitério e apenas se ele foi enviado do campo pra lá. Quando este monstro é Special Summoned selecione 1 monstro no seu cemitério: este monstro ganha ATK pelo nível do monstro selecionado x200.

Agora sim, começando a comentar sobre o potencial do Felgrand Knight. O efeito é simples mas é o suficiente para ser espetacular, você pode proteger qualquer monstro, negar o seu efeito por um turno nem é  um sacrifício, ainda mais pra decks que vão rodar ele (decks pra Xyz Rank 8 geralmente tem monstros com um bom ATK). O próprio nome dele ja cita um deck pra usa-lo: Dragon, óbvio. Proteger aquele Red-Eyes Darkness Metal Dragon na maior tranquilidade e abusar do seu efeito próximo turno. Melhor que isso, o efeito é quick, você pode usar depois que uma carta iniciou uma Chain, Mirror Force por exemplo. E mais, você pode selecionar um monstro do oponente, tirar o efeito dele e impedir que ele seja afetado por qualquer outro efeito. Um exemplo, o cara usou uma High Priestess of Prophecy, ele vai usar o efeito dela, você ainda pode negar, tambem impede que ele use uma Spellbook of Power pra tentar tirar teu Knight de campo, ja que o monstro selecionado não é afetado por outros efeitos. Se ele usar Spellbook of Fate, aí ferra mesmo.
  
Rank 8 pode não parecer o rank mais acessível, mas temos Dragons, Blue-Eyes, Photons (Galaxy), Darklord, entre outros. Sem contar qualquer outra ideia de Rank 8 simples sem ser usando um Deck Especifico ou Archtypo.
O ATK do Felgrand Knight tambem não deixa a desejar, 2800 é mais alto que muita coisa do Meta atual, protege ele mesmo e está tranquilo. Só cuidado com Prophecy, Spellbook of Power pode tirar teu cavaleiro de campo.
Um breve comentário sobre a DEF, se ele for tomar um Maestroke na cara ele ainda tem DEF pra aguentar vivo. 1800 não é muito, mas fora Maestroke the Symphony Djinn e Book of Moon, duvido você colocar ele em DEF.
Tipo Guerreiro, mas nada de muito excepcional pra ele. LIGHT, rodar ele num deck LIGHT pode ser possivel usar Honest, mas novamente, nada a mais de excepcional.
 Hora das jogadas possíveis com ele, por ele ser um monstro com um efeito mais geral vou citar as mais comuns presentes no jogo atual. Não vou citar ideias de como invocar, já tem uma citação do que pode ser usada ali em cima e também vai ter uma Decklist marota la pro final do post.

● Felgrand Knight tira todos os seus problemas com monstros que se protegem contra destruição, como Wind-Up Zenmaines por exemplo.

● Você pode acabar com o turno do oponente por simplesmente tirar o efeito do monstro chave dele, podendo ser um Tour Guide from the Underworld por exemplo. Ele fez a Normal Summon, tu tirou o efeito dela, se o oponente não poder fazer Special Summon, tudo o que ele pode fazer é passar. Ter noção de tempo certo pra fazer isso é a chave do negócio. Umas dicas pra isso é checar o Cemitério, ver quantas setadas ele tem em campo, ver quantas cartas ele ainda tem na mão e usar o poder de dedução que todos os seres humanos tem.

● Você pode selecionar ele mesmo e protege-lo por um turno, tenha certeza de que seu oponente não tem nada para destrui-lo por batalha.

VS Prophecy: pode ser usado, como já citado, na High Priestess, impedindo dela usar seu efeito ou ganhar ATK pela Spellbook of Power

●  VS Dragon Ruler: Os Xyzs deles que são o problema, fácil de notar, mas lembra, chamar 2 Rank 7 num turno não é impossivel. Selecionar seu próprio Felgrand é uma boa ideia, seja lá o que ele for chamar, seja Light and Darkness Dragon, seja Mecha Phantom Beast Dracossack ou Number 11: Big Eye, matar seu monstro em batalha eles não vão. No máximo o Light and Darkness pode fazer isso, mas com um blefe aqui, outro ali, o seu oponente não deve atacar. Outra ideia seria negar o efeito dos Xyz deles, mas lembra, se eles chamarem outro Rank 7, ferra pro teu lado.

●  VS Mermail: Proteja teu monstro, só isso. Matar em batalha é certeza de que eles não vão. Pode até tentar negar um Mermail Abyssmegalo, uma Deep Sea Diva, mas é bom ser no momento certo.

VS Evilswarm: Procure negar o efeito do Xyz que ele chamar. Evilswarm Ophion vai ferrar teu deck, já que você roda monstros de nível 8, e Evilswarm Bahamut ferra tudo. Proteger o seu monstro também é uma ideia, mas é melhor tirar as chances dele de se defender.

VS Battlin' Boxer: preciso nem comentar que o problema deles é o Battlin' Boxer Lead Yoke, tirar ele de campo é a prioridade, ainda mais que ele pode destruir teu Felgrand por batalha. Cuidado com Backrows.





Agora aos defeitos do Felgrand Knight:
): - Não é todo deck que pode rodar um bicho desses de forma saudável. Considerando que ele pode ser minimamente util contra o meta, sim, isso pode ser considerado um defeito.
D: - Traps que negam efeitos everywhere. Effect Veiler, outra "Trap" que tambem pode encher o saco para o Felgrand, perder o efeito do Felgrand é a mesma coisa que ter um Monstro Normal com ATK de 2800. Se possivel guarde o efeito dele para a Battle Phase, caso usem Veiler na Main Phase, você ainda pode criar uma Chain com ele e usar o efeito antes. Resumindo, quem ativar primeiro, perde e como você não tem motivo nenhum para usa-lo na sua tranquila Main Phase vai obrigar ele a fazer algo, seja Compulsory Evacuation Device ou qualquer coisa do genero.
T^T - O mais novo Meta de hoje é praticamente imune ao Felgrand, os Blue-Eyes. Usou o efeito dele na Blue-Eyed Maiden ela ainda vai buscar um Blue-Eyes White Dragon e ja elvis pro Felgrand. Quando o assunto é batalha ele num pode fazer na mais do que ter 2800 ATK. Pior que isso, hoje em dia andam colocando Blue-Eyed Maiden e 1 Blue-Eyes White Dragon em outros decks, é uma tech a mais que dá resultado. O deck onde isso mais ocorre é Prophecy, então fica de olho.
Hora de decklist, dessa vez, bem básica, deck pronto pra rodar 1 Felgrand Knight no Extra.

Hieratic Blue-Eyes

Monstros:

2x Blue-Eyes White Dragon
1x Wattaildragon
1x Red-Eyes Darkness Metal Dragon
3x Koa'ki Meiru Drago
2x Blue-Eyed Maiden
3x Hieratic Dragon of Su
3x Hieratic Dragon of Eset
3x Hieratic Dragon of Tefnuit

Magicas:

1x A Wingbeat of Giant Dragon
2x Hieratic Seal of Convocation
2x Mystical Space Typhoon
3x Hallowed Dragon Boneyard
3x Forbidden Lance
2x Roar of the Silver Dragon
1x Pot of Avarice
1x Pot of Duality
1x Dark Hole
1x Heavy Storm
1x Monster Reborn

Armadilhas:

1x Solemn Warning
1x Solemn Judgement
1x Champion's Vigilance

Extra Deck

1x Felgrand the Divine Dragon Knight
1x Azurre-Eyes Silver Dragon
13x A sua escolha.


Hieratics, esse archtype também consegue chamar rapidamente o Felgrand Knight. Chame especialmente uma Tefnuit, tribute ela para uma Eset e invoque um Blue-Eyes White Dragon e você ja tem o necessário para um Rank 8. É possível fazer um híbrido com as novas cartas lançadas no Structure Deck: The Saga of Blue-Eyes White Dragon (Hallowed Dragon Boneyard (Dragon's Mausoleum), Roar of the Silver Dragon e a Blue-Eyed Maiden), outro deck influenciado pelo poder da Blue-Eyed Maiden.

Koa'ki Meiru Dragon está no main pra botar pressão em certos decks. Ele não vai ferrar teu jogo, até porque você pode tributa-lo para uma Normal Summon, seu ATK tambem é ótimo, vai forçar seu oponente a fazer algo para tira-lo de campo. A Wingbeat of Giant Dragon é uma carta legal de se usar nesse deck, chame uma Tefnuit especialmente e ja busque ela para a mão, você vai destruir todas as cartas spell e trap do oponente e ainda vai poder chamar a Tefnuit de novo pro campo. Champion's Vigilance também pode ser aproveitada em meio a tantas jogadas para deixar o Blue-Eyes White Dragon cara a cara com seu oponente.

Forbidden Lance alem de proteger seus monstros ativa o efeito da Blue-Eyed Maiden, caso o seu oponente não o faça. Azure-Eyes Silver Dragon é praticamente obrigatório em deck com Maiden e o Blue-Eyes.

Terminando mais um post aqui, espero que tenham gostado e que tenha sido interessante. Algum dia desses tem mais um post. E esse próximo post vai ser da carta que mais me chamou a atenção das cartas reveladas e uma das que mais tem um futuro promissor contra o meta atual. Pensem, especulem e comentem e até a próxima.

Comentários
0 Comentários

0 Comentários: