8 de fevereiro de 2013

Especulações Banlist Março/2013 [Parte 4]


Eai Galera o/

Se esses caras podem fazer suas especulações furadas, então posso dar meus pitacos. Sendo assim, depois de refletir muito, chego a um denominador comum: Uma Banlist que pode acontecer ou menos maluca, sóquenão. Vamos acompanhar ?


_________________________________________________________________

Veja as Tirinhas #41 e #42: W-What? / Eu Sei que Não Será Dessa Vez Six
Veja também: Especulações Banlist Março/2013 [Parte 3]
_________________________________________________________________


Tenho umas observações a fazer: Fiz essa lista tentando ser o mais imparcial possível. Caso não concorde, exponha seus motivos e eu debaterei, simples. E nem faço previsões para o futuro, apenas corto o que acho que já deu ou que precisa de ajustes, nada de cortar porque no futuro deck tal será meta, se bem que um ou outra opção use esse argumento, mas é apenas uma decisão que tomaria para o equilíbrio do jogo. Sem mais, vamos a minha Banlist e depois a mais especulações baratas:


Banido(0):
 

Rescue Rabbit: Já chega dele, infelizmente. Konami fez o que bem quis com Dino Rabbit, ganhando rios e mais rios de dinheiro, de bônus extraordinário o meta lhes deu uma segunda chance: Macro Rabbit. Onde Konami lucrou ainda mais com o coelho, mais que isso fazendo monstros normais como Sabersaurus, Kabazauls e até o pobre Uraby fossem artigos de extinção no jogo real. Não só com isso, Evilswarm vem para o TCG e com isso a versão "Verz Rabbit" também é outro fator a ser podado pela Banlist, já que lá no OCG, o deck é muito usado. O uso para milhares do meus decks 4fun, mas o meta é a preferência e lá a era dele já foi. 


Blaze Fenix, the Burning Bombardment Bird: O Harpie Dance FTK é só mais um dos FTKs/OTKs que essa carta proporcionou durante sua história no jogo, seu efeito é uma forma mais limitada do efeito do Chaos Emperor Dragon e com uma invocação fácil, já que temos Chain Material (Outra carta que devia estar limitada, mas tem vários decks 4fun usando ela) e Fusion Gate. Me recordo bem no final do formato passado, tivemos um Madolche Loop assombrando tudo e todos, pegou fama na internet, mas no mês seguinte: Lista de Setembro e Ultimate Offering a 1, limitando demais esse Loop. É um palpite forte que tenho, pois não quero ver o campo dos Mist Valley dançando, que foi um palpite levantado pelo excelente Blog Dueling Days, enquanto esse monstro que proporciona FTKs, está a solta.

Limitado(1):


Torrential Tribute: Simplesmente qualquer deck que use duas cópias dessa carta e da Bottomless Trap Hole está bem protegido, e isso virou algo tão muito genérico além de ser um fator que pode desequilibrar qualquer duelo, em minha opinião. Outros motivo, menos forte do que eu dei, mas que ainda é válido: Se usar apenas para proteção era já algo forte, agora ela pode ser a carta que "tira o gatilho da granada" de alguns decks, ou seja, ela é uma forte opção também para disparar efeitos dos Fire King, não somente isso, ou disparar o efeito da Mermail Abysslinde e entre outros, causando um desequilíbrio muito forte.


Atlantean Dragoons: Eu pensei que Linde ou Abyssphere deviam ser podadas para segurar Mermail e seus amigos atlânticos, porém achava muito e não conseguia pensar em outra forma de não reduzir o search, mas o começo avassalador do deck e o deixasse mais equilibrado, eis que lendo sobre o jogo, penso que realmente essa limitação pode ser uma forma de conter sem parar eles, pois Genex Undine agora não irá dar com mais facilidade +1 na mão, chamar o Boss e ainda ter food para uma Allure of Darkness.


Cyber Stein: No começo, foi mais um desejo não só meu, mas de muitos. Se analisarem, seria interessante demais sua volta, sua limitação pode ser algo benéfico para os esquecidos - tirando os que tem HERO no nome - monstros Fusão. 1 Cópia no deck, você tem uma probabilidade pequena de puxar esse monstro na sua primeira mão, sendo assim, o seu custo se torna alto demais se passar do tempo de sacrificar 5000 Pontos de Vida e passar daquela faixa de segurança de 3000 LPs para cima, onde a probabilidade de ter um Effect Veiler o esperando o torna mais arriscado ainda. Ou seja, ele é um monstro muito bom ? Sim. Um possível criador de Combos ? Talvez. Um monstro decisivo ? Demais, porém diferente de BLS que veio com muita desconfiança, Tsukuyomi que veio como uma Book of Moon com pernas pronta para virar muitos monstros em campo e acabaram não sendo tudo isso, ele tem um custo que pode te tirar o duelo no turno seguinte, por Volcasaurus até Gagaga Cowboy.


Wind-Up Magician: Parar os brinquedos, motivos não são mais necessários, buscar Shark, dar mais +1 na mão, ele é o cara a ser parado nesse archtype que já rendeu muito no jogo.  


Macro Cosmos: Essa alteração é mais um aviso do que palpite: Caso isso aconteça, a Konami pretende deixar o meta para os Fire e o foco ser totalmente no cemitério, onde todos os decks que restarão no Tier 1 usam o cemitério, caso continue como está, aviso que Macro Rabbit vai cair, PORÉM, Macro Suppressor Dragons, Macro Constellar, Macro Geargia ou outro deck irá usar esse fator cemitério para ser Tier 1 e entrar rasgando no Metagame como foi nesse formato, com Macro Rabbit.


Semi-Limitado(2):


Wind-Up Factory: Parar Magician não segurará eles totalmente, pois com a "Gateway" dos Wind-Up a 3 eles continuarão a buscar e buscar os Sharks e até o limitado Magician, não adiantando muita coisa.


Mezuki: Sim, é a volta dos esquecidos Zombies! Seu deck puro e suas variantes podem voltar ao jogo já que o meta que está vindo é focado no cemitério, especialidade do Mezuki, além do mais com os suportes atuais não vejo tanto abuso dessa mudança.



Rekindling: Muitos, como eu, acham que ela devia ser banida, já. Acho pouco provável isso, pois a konami ainda precisa ter um pouco de lucro com os Lavals no TCG, onde o Hidden Arsenal 7 trará o Molten Conduction Field, que é o que faltava para os Lavals irem para o TCG com quase a mesma força que vão no OCG. Não somente isso, dois dos três decks que vem do Cosmo Blazer e que vão estar no futuro meta usam esta carta: Fire King e Hazy Flame, ou seja, acho que a semi-limitação dela para o próximo formato agrada a todos e principalmente os cofres da Konami.


Formula Synchron: Não vejo motivo dele estar limitado, mesmo. É uma carta que do quadro do meta atual é relevante apenas para Chaos Piper, que é Tier 2, e sem contar que os antiguados Synchron merecem uma força por serem o eterno 4fun favorito de quase todos os jogadores. Então, essa mudança não mudaria muito com o jogo, seria apenas beneficial.


Geargiaccelerator: Ao contrário que muitos pensam em podar o Gear Gigant X, acho mais fatal limitar o Accelerator, podando o Gear Gigant a Konami estará mexendo com incontáveis Decks Machine enquanto a simples semi-limitação do Accelerator dificultaria o OTK dos Geargia Karakuri, que mesmo sofrendo do Mal-Side, como Dark World, tem uma versão de MacroGeargia que citei acima, e que funciona muito bem e tem um Swarm fantástico, graças a esse cara combando com o Birdman. Nada mais agradável para todos que sua semi-limitação.


Advanced Ritual Art: Os esquecidos - mesmo! - Rituais merecem uma volta triunfal, onde seria interessante ver o que Demise, Gishki e Herald iriam causar no Metagame e como lidarão com monstros normais em seus decks, principalmente os dois primeiros.

Liberado(3):


Pot of Duality: Irrelevante sua semi-limitação em um jogo dominado por Special Summons, apesar de ser uma carta excelente que acelere muitos Decks principalmente Anti-Meta e Burn, essa mudança dará mais velocidade a decks 4fun que precisam dela para serem minimamente competitivos, diminuindo ainda mais o abismo entre os decks do Metagame e os demais decks.


 Agora momento "pura especulação barata":


T.G. Striker: Volta a 2 como seu amigo Earth, revivendo o chato T.G. Agent ?

Tsukuyomi: Vai a Semi-Limitação depois do fracasso no primeiro formato depois de sua volta, ou ainda é muito cedo para isso ?

Black Whirlwind/Blackwing - Gale The Whirlwind: Será que a Konami vai nos surpreender com a semi-limitação de uma dessas duas cartas e dar mais força ainda aos Asa Negra ? Lembrando que a Semi-Limitação do Kalut foi apenas impactante no começo do formato, onde comandados por Vayu chegaram a ganhar alguns torneios, e depois desapareceram completamente do Meta.

Debris Dragon: Apenas usado em Chaos Ninja, e sem alguma versão control baseado nele, o que acontecerá com ele ? Limitação ou Liberação ? Ou será que continuará do jeito que está ?!

Destiny HERO - Malicious: Tele-DAD com mais um reforço depois de mais um formato apagado ?


Bem, aí está meus Palpites para o que seria uma Banlist boa e algumas especulações básicas, que sempre tem nesse mês, onde exponho minha opinião sobre o Meta, algumas previsões eu sei, mas deixo o debate para vocês! Comentem ^^

#L.G 

Comentários
24 Comentários

24 Comentários:

Cyberblu disse:
8 de fevereiro de 2013 às 17:38

Concordo com tudo, mas acho que Blaze Fenix não seria banido de primeira, já que os FTKs dependem de duas ou até 3 cópias dele. Limita-lo seria a melhor opção, caso viesse a acontecer.

LG disse:
8 de fevereiro de 2013 às 17:41

Eu o bani direto pelo simples fato dele fazer não só o Harpie Dance FTK, mas muitos FTKs ao longo da história, era para ele estar a anos já na lista.

Labyrinth Wall disse:
8 de fevereiro de 2013 às 17:55

lista muito boa LG, mas ainda acho muito para o Rabbit (isso é pq não tomei cacetada dele xD)

TDC disse:
8 de fevereiro de 2013 às 18:45

Blaze Fenix dificilmente será banido, principalmente pq o Harpie FTK só acontece por enquanto virtualmente, e a Konami só costuma banir essas coisas depois q começam a fazer estragos em campeonatos de verdade, o melhor exemplo foi o Frog FTK, q precisou ganhar um World Championship para ser alvo da ban list.

Ainda não consigo ver stein no jogo, sei q 5000 LP é um custo alto, e tem muitas coisas pra parar ele,mas diferentemente da tsuku, que foi banida por 1 combo, que hoje é inviavel, stein teria milhares de possibilidades hoje em dia.

Mezuki a dois pode parecer algo viavel, mas analizando bem, seria causador de muito mais combos e uma chuva de synchros ou Xyz's, mas pode até ser plausivel.

Para o Geargiaccelerator, não vejo tanta mudança sua semi-limitação, acho q ou limita de uma vez ou deixa como está.

Rabbit para mim não deveria ser banido, já que o grande problema não é ele, e sim laggia + macro que dão grande controle de campo, pra mim laggia já devia estar na ban list a um bom tempo, além do que se rabbit ficar vivo mais um tempo pode surgir um novo meta pra ele, daqui a um tempo, fazenso a Konami lucrar mais, algo q eu não consigo ver para o laggia.

De resto eu concordo ou estou com preguiça de digitar.

Dani disse:
8 de fevereiro de 2013 às 18:55

O Blaze Fenix era um monstro totalmente irrelevante até aparecer o Harpie Dancer FTK. Francamente, ele não será banido, fora que somente é encontrado na 2012 Premium Collector Tin.

Deixa o Blaze Fenix feliz ai, a Harpie Dancer nem saiu no OCG ainda...

Henrique disse:
8 de fevereiro de 2013 às 19:17

Tenho certeza que Rabbit cai nessa lista, nem que seja para um... A Konami geralmente pega a Engine, não o Boss, por isso acho que Laggia fica intocável.
Blaze Phoenix seria ótimo cair para um, já que isso já é o suficiente para impedir todo e qualquer FTK/OTK que ela poderia fazer, mas penso que só vai acontecer em março, SE o FTK pegar.
Accel não cai porque Machine não ta topando... Mas quem sabe no futuro. Por fim, Stein pra mim é completamente improvável. Uma carta extremamente apelona como ele deve continuar ban FOREVER.

Anônimo disse:
8 de fevereiro de 2013 às 19:33

penso se naum eh melhor banir o fgd e limitar a ff, agora um dragons mirror+supresor= fgd e de quebra um +5 na mao, assim leve e facil

RafaMont disse:
8 de fevereiro de 2013 às 19:58

Eu sempre achei que o rabbit poderia ir a 1.. daria um pouco de "equilibrio" mas o Stein, Accel e o Phoenix só vão mexer quando fizer algo de grande realmente, como um campeonato ou algo assim.

Bruno Navas disse:
8 de fevereiro de 2013 às 20:10

rabbit n vai ser banido
se for eu paro de jogar, flw

Henrique disse:
8 de fevereiro de 2013 às 20:21

Agora eu quero mesmo a ban do Rabbit -q

FF nunca voltará. A carta é o demônio em forma de OTK. Com HERO, com Dragon até com Machine/Gem-Knight

Nathan disse:
8 de fevereiro de 2013 às 23:30

apenas algumas discordancias:

Rescue Rabbit não será banido será limitado, até por que a Konami quer deixar o jogo mais equilibra, pois a arquetipos mais fracos, e com o rabbit ajuda no up , a Konami já lançou Noble Knight Normal Monster até pelo futuro do arquetipo e sabendo que o Coelho não entra nessa lista de banida tão cedo.

Blaze Fenix Essa carta já passou várias banlist despercebida, não acho que será banido agora, mas quem sabe Limitado

Torrential Limitado? Six Samurai agradeçe, essa carta segurá OTKS, nunca que será limitada mesmo sendo com Fire Kings , ou seja não duvido nada que Torrential vá a 3

Rekindling não será banido , podem ficar tranquilo, até por que a Konami ja fez Fire King com 200def ou sejá pra suporte, então banido não será pode apostar , tmb acho que será Limitado.

Pof of duality, ná minha opinião será a surpresa da banlist, pra mim será Limitada ou vai a 3, Pot of duality a 3 com Mermail e Prophency , muito apelo eu acho até, por que já lançaram no booster uma carta apelona que removendo 1 level 7 compra 2 cartas, até por que a Konami é bem contra a cartas search.

Do resto é isso

Henrique disse:
9 de fevereiro de 2013 às 00:14

@Anônimo,

Desculpe a franqueza, mas TT só vai a 3 o dia que Pot of Greed estvier a 2 e liberarem Raigeki.
A carta não tem custo e é tremendamente apelona, Konami já fumou um chá de erve cedreira para colocar ela a 2, imagina a 3. Overdose por heroína.

Anônimo disse:
9 de fevereiro de 2013 às 00:18

cadê o mangá!?

dragonlord disse:
9 de fevereiro de 2013 às 10:37

eu já fiz alguns palpites no post de discussão, mas acho que rabbit vai a um dessa vez

Lucas P. disse:
9 de fevereiro de 2013 às 10:59

Os rituais precisam de um Up, ele é praticamente o pai dos Syncros e XYZ e está extremamente desvalorizado.

Matt disse:
9 de fevereiro de 2013 às 15:40

Concordo com tudo masi vc deve ter se eskecido de uma coisa quem faz a banlist é a Konami e não acho que eles vão banir o rabbit provavelmente no maximo vão limitar ele a macro não acho que vão mexer nela ainda pq a konami quer lucrar com esse bixos ainda pot of duality acho que não vão voltar a 3 tão rapido assim porém vamos ver a konami sempre acha um jeito de surprenfuder agnt

Matt disse:
9 de fevereiro de 2013 às 15:43

nathan acho que a konami só vai querer equilibrar o jogo ano que vem por enquanto eles querem é lucrar

Bruno Gutierres disse:
9 de fevereiro de 2013 às 16:49

1ª vez que eu comento um post do LG :D!

Seguinte, ao invés de fazer putaria deixando Wind-Up com 3 cartas na banilist é muito mais fácil limitar o Shark, isso não só desacelera o deck como tbm quebra uma porrada de combos, fora que vai deixar o deck muito mais defensivo já que vão ter que usar algum outro Wind-Up pra poder fazer Xyz rank 5. Dessa forma o deck ainda vai estar rodando porém sem muitos combos e apelações, podendo até voltar um Carrier (lol), prova disso é só olhar pros nossos amigos ocidentais, ngm nem sentia o cheiro de Wind-Up antes de chegar o Shark lá (e claro tour-guide).

Idem pra Merlantean, ao invés de limitar o dragoons é muito mais fácil limitar o Undine. Você já tentou jogar de Merlantean sem os genex? Não tem a mesma consistencia, o Undine é que não tinha sido planejado, ele que foi a surpresa e é graças a ele que o deck apela. Mas se pá Merlantean enm pega nada, eles seguem a mesma lógica de DW, um deck muito forte, que precisa muito de Grave, mas que toma muuuito side, não precisa de uma banilist pra isso, basta um bom side.

Já a Phoenix desiste dela, Harpie Dancer nem lançou ainda e nem temos previsão pra ela no TCG pra gente saber o que vai acontecer na prática e a influência dela no meta.

Rekindling idem ^.

Torrential não sei não, mas acho que se ela não for a Mirror vai. Hoje em dia não precisa mais suporte pra montar um deck, basta encher de traps.

Cyber-Stein eu até tomo susto de imaginá-lo fora da banilist.

Accelerator acho que ainda não.

Agora eu achei super interessante a ideia da Macro, realmente não parece tão louco assim, de fato se Macro Rabbit for pro saco vai surgir outro deck se aproveitando por não precisar de cemitério pra tirar vantagem. Os decks em que a Konami tá investindo necessitam dele, não é improvável fazerem isso. De mais a mais já tem um monte de cartas que podem parar esses decks, principalmente que inutilizam o cemitério.

Já a Duality eu nem sei pq botaram ela lá, mais de oito mil motivos pra ela sair.

Enfim é isso, meu primeiro comentário gigante pro LG. X)

Bruno Gutierres disse:
9 de fevereiro de 2013 às 16:49
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruno Gutierres disse:
9 de fevereiro de 2013 às 16:49
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Bruno Gutierres disse:
9 de fevereiro de 2013 às 16:57

Nossa como eu exluo, veio tipo 3 vezes sem querer.

Cyberblu disse:
9 de fevereiro de 2013 às 16:57

O cara se empolgou tanto que clicou em "Publicar comentário" três vezes.

Bruno Gutierres disse:
9 de fevereiro de 2013 às 16:58

É que não tava indo lol

Cyberblu disse:
9 de fevereiro de 2013 às 17:00

Exclui para você o/